Descobrir o que é uma startup escalável não é complicado e a definição passa diretamente por uma palavra: expansão. O número de clientes cresce e o faturamento é acelerado, porém os custos não acompanham esse processo.
Um negócio escalável não limita a estrutura e nem sacrifica a funcionalidade. Ao mesmo tempo, a confiabilidade não tem limites e por isso cresce rápido.
Os custos inerentes à operação se mantêm baixos, assim como os de recursos humanos e não é necessário ter um inventário grande de produtos. Dessa forma, aprender o que é uma startup escalável é mais simples com esses exemplos.
O que é uma startup escalável na prática?
Saber o que é uma startup escalável fica melhor quando você entende três pontos e não são complicados. Sendo assim, a seguir confira quais são eles e descubra como é mais fácil do que você imagina:
- Estrutura organizacional moldada para o ensino das ações pertinentes;
- Processos replicáveis, fáceis de assimilar e repetíveis a todos;
- Valor gerado em cada ação.
Agora que você sabe três pontos de um negócio replicável, é preciso prosseguir. Nesse cenário, a pergunta é a seguinte: “como desenvolvê-lo na minha startup?”.
A resposta não é complexa, mas é importante ter algumas práticas primordiais. São apenas 7 e abaixo veja as informações para desenvolvê-la na sua startup.
1 - Analise o seu negócio
É preciso saber, antes de mais nada, que a startup é um negócio, concorda!? Portanto, é necessário fazer uma análise sobre dois tipos de tipos custos:
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
- Custo Operacional.
Quando ambos crescem e acompanham o crescimento de clientes, o negócio ainda não é escalável. Dentro da startup, é importante que a análise seja feita em todos os setores e que os dados sejam tabulados.
2 - Mapeie a startup e padronize os processos
Os dados anotados foram mapeados e é essencial que você entenda a relação. Em seguida, trabalhe na simplificação e na desburocratização deles.
Em alguns casos, é possível até mesmo eliminar e o principal é ter paciência. Afinal, o processo demanda tempo e não deve ser feito às pressas.
Uma excelente opção é usar o brainstorming para se relacionar com as equipes participantes. As soluções podem ser avaliadas e as alternativas analisadas, permitindo que você agilize o trabalho e enxugue o que for preciso.
3 - Crie um modelo de negócio replicável
Os projetos podem ser diferentes, mas é crucial que a aplicação seja replicável. Ou seja, tem uma base funcional testada e aprovada, oferecendo agilidade.
É provável que existam dúvidas sobre como fazer isso e uma solução útil é o método Canvas. Nesse cenário, trata-se de um mapa visual e que engloba vários aspectos, veja alguns deles a seguir:
- Proposta de valor: trata-se dos produtos/serviços que a startup oferece aos clientes e que agravam valor a eles.
- Segmento de clientes: Nichos que englobam o seu público-alvo.
- Canais: A forma como a sua base de clientes recebe essa solução.
- Relacionamento com os clientes: Maneiras de interagir com os compradores.
- Atividade-chave: Principais funções para entregar a proposta de valor.
- Recursos principais: Trata-se de tudo o que for preciso para que as atividades-chave sejam feitas.
- Parcerias principais: Engloba as atividades consideradas terceirizadas e também os recursos de fora da empresa.
- Fontes de receita: As formas para obter o faturamento por intermédio da proposta de valor.
- Estrutura de custos: Aglutina os gastos cruciais para que a estrutura do negócio funcione.
O Canvas é apenas um modelo e, certamente, há outros que podem ser usados. Entretanto, este modelo é o principal e o mais utilizado atualmente nas startups.
4 - Automatize tarefas
Saber o que é uma startup escalável já foi possível, mas é primordial que as tarefas do negócio sejam automatizadas. Do mesmo modo, uma forma eficiente é terceirizando, por exemplo, o desenvolvimento de softwares.
Essa dica é importante, pois várias tarefas manuais podem ser automatizadas. No dia a dia, os colaboradores ganham tempo para executar outras funções.
Certamente ainda há outra vantagem: a criação de uma lista de prioridades. Portanto, a eficiência operacional tem uma melhoria e sem aumentar os custos.
5 - Ofereça um diferencial no mercado
Essa dica é a que você já possui, mas é essencial seguir melhorando o produto ou serviço. No entanto, esse tipo de análise requer testes nos protótipos criados, lançamento no mercado e estudo sobre o feedback com compradores.
Ajustes devem ser feitos periodicamente, objetivando um bom resultado final e sempre tendo flexibilidade. Em outras palavras, o mercado muda e é importante acompanhar as mudanças, adaptando o seu produto/serviço à nova realidade.
6 - Terceirize o que for necessário
O processo de terceirização é comum nas startups e engloba alguns setores. Por exemplo:
- financeiro;
- RH;
- contabilidade;
- e desenvolvimento de software.
O foco é simples: evitar os encargos trabalhistas e melhorar o resultado interno. O mesmo processo pode ser feito com os setores de limpeza e segurança.
7 - Acompanhe o desempenho
Para o negócio torna-se escalável, é fundamental que a análise de métricas seja feita e deve englobar o marketing, por exemplo. Assim que o negócio for fechado, é válido ter o feedback dos clientes e melhorar o produto/serviço.
As métricas devem ser atualizadas sempre e não devem se tornar estáticas. Por fim, o texto mostrou com profundidade o que é uma startup escalável e passou sete dicas para que o seu negócio também fique desse modo.
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