Design Sprint
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Design Sprint

Conheça a metodologia de inovação criada pelo Google

O Google Design Sprint, processo de “design” express, é uma metodologia criada pela Google na qual reúne por 5 dias um grupo de pessoas para responder questões críticas de negócios por meio de:

  • design;
  • prototipagem; e
  • teste com os stakeholders.

A Google Ventures, grupo criado por Jake Knapp no Google, tem como propósito testar e acelerar novas ideias que estão em estágio inicial de desenvolvimento.

O Design Sprint pode ser usado como um método de diagnóstico, pois ela é uma excelente fonte de bons insights. Em geral, nas organizações sobram desafios, no entanto, ter ideias para respondê-las não parece ser difícil, porém identificar quais ideias são boas é o grande desafio das organizações.

Além disso, ter uma caixa de ferramentas para validação da solução antes de engajar uma equipe grande e investir muito dinheiro é fundamental para as organizações.

Saiba quais as vantagens de usar o Design Sprint

O principal objetivo do sprint é não esperar pelo lançamento de um MVP, mas observar resultados esperados a partir da solução com o menor investimento, equipe e tempo de desenvolvimento possível, proporcionando o melhor ROI (Retorno de Investimento).

A validação inicial busca entender e aprender sobre o projeto superficialmente, e não em sua profundidade. Portanto, as empresas conseguem validar com mais segurança e desenvolver sistemas e produtos tecnológicos subjacentes em um MVP ou escolherem por não seguir com o projeto.

Podemos dizer que o Design Sprint é a evolução do processo de criação conhecida como Brainstorming. Para Knapp seus processos de Brainstorming, apesar de serem alegres e animados, não deram bons frutos.

Assim, a Knapp observou que as melhores ideias vinham de pessoas que trabalhavam sozinhas. Após observar e testar com esse método, ele incluiu também as fases de prototipação e teste de validação no processo.

O processo de Design Sprint é excelente para encontrar respostas e desafios que envolvam pouco tempo, alto risco e bastante dinheiro. Sua sprint deve considerar um desafio importante para a organização, pois requer foco e energia. É indicado inclusive não usá-lo indiscriminadamente, pois o time pode não se empenhar ao máximo.

A divisão do Design Sprint

O Design Sprint é feito em 5 dias e possui os seguintes passos:

  • Mapeie, comece pelo fim fazendo perguntas aos especialistas e público alvo;
  • Faça esboços, ajuste e aperfeiçoe;
  • Decida, escolha a melhor solução, faça storyboards;
  • Protótipo, faça um protótipo da solução;
  • Teste, valide sua solução e aprenda.

Então, a Knapp declara que em um Design Sprint o vencedor não é aquele que mostra suas melhores ideias, mesmo quando uma solução não é boa, ninguém perde com esse método. O autor diz também, que raramente uma solução se mostra totalmente aprovada de primeira.

Geralmente, o Design Sprint iniciará uma jornada de testes com novos protótipos, levando a equipe a encontrar a melhor solução mediante o desafio proposto, no menor tempo possível.

Então, quer entender melhor sobre o assunto? Já ouviu falar sobre Design Thinking? Fale com nossos especialistas!

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