Chatbot: descubra como otimizar o seu atendimento
Sem categoria

Chatbot: descubra como otimizar o seu atendimento

Se você chegou nesse texto, então você já sabe o que consiste um chatbot e mais ou menos como ele funciona, certo?

Mas só para não ter desencontros de informações, vamos dar uma passada rapidinha no conceito.

Chatbot de forma resumida é um software que atua como um robô e que consegue interagir de forma inteligente com pessoas.

É uma ferramenta que surgiu da necessidade de um atendimento rápido, consistente e de baixo custo. E que além disso, pudesse aproximar ainda mais as relações empresa/cliente.

Hoje, é um recurso presente em diversos ramos de negócio e que pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Antes de te explicar alguns desses benefícios, você sabe como funciona ou como é feita a estruturação de um chatbot?

Vem com a gente, que já te explicamos.

Chatbot = integração de plataforma

Como vimos até aqui, o chatbot é um software que possibilita um atendimento mais rápido ao cliente, de forma a melhorar sua experiência com um produto ou serviço.

Apesar de parecer algo muito complexo, o chatbot nada mais é que a integração entre dois pontos: um software que ditará as regras da conversa e um canal, pelo qual a mensagem será transmitida.

Assim, existe um conteúdo que será repassado sob determinadas regras através de um canal para o cliente que está sob atendimento.

Para ficar mais fácil o entendimento, observe o diagrama a seguir:

 chatbot-o-que-e

Nesse diagrama, é possível ver que o chatbot é composto por 3 elementos, como dito anteriormente:

  • Conteúdo: as informações que serão repassadas através de vários elementos, como textos pré-determinados, imagens, vídeos e outros.
  • Software: será o programa em que as regras serão definidas. Ou seja, quando o cliente iniciar o contato, por exemplo, será enviada tal mensagem. Ou ainda, em caso de não atividade na conversa pelo cliente, a conversa deverá ser encerrada ou será enviada uma nova tentativa? Todas essas regrinhas de conversação serão estruturadas aqui. Podendo, em chatbots mais estruturados, ter até uma IA envolvida!
  • Canal: será a plataforma em que conversa irá acontecer. Hoje já é possível a integração com plataformas como Whatsapp, Messenger, chats de atendimento e lojas virtuais.

Com essa dinâmica, os chatbots se tornam atraentes por serem uma possibilidade de um atendimento constante, sem limitações de espaço físico ou horário do dia.

Mas esse é apenas um dos seus inúmeros benefícios. Continue aqui e te mostraremos mais algumas razões para adotar essa ferramenta na sua empresa!

Principais benefícios em ter um chatbot no seu atendimento

Personalização

Com a imensa possibilidade de personalização, tanto do software quanto

do canal que será utilizado, os ganhos se tornam muito atrativos.

Isso pois será possível que seu atendimento seja focado na experiência do cliente, criando algo marcante que ligue a seu produto ou serviço.

E, podemos pensar um pouco além. Em termos de estratégia, será possível ainda reproduzir ao seu público alvo, a linguagem e imagem que sua marca quer passar.

Criando assim, uma unidade em todos os seus canais de atuação.

Melhoria na agilidade do atendimento

Outro ponto que podemos citar é a melhoria na agilidade do atendimento.

Quem nunca foi pedir uma informação ou ajuda em determinado site e ficou horas esperando o atendimento? Dá vontade até de desistir, não é mesmo?

Com o chatbot, seu atendimento poderá ser feito de forma instantânea, assim que seu cliente entrar em contato.

E, ainda que posteriormente seja repassado para algum atendente, o primeiro contato ser rápido, é de suma importância na qualidade do atendimento.

Ainda nesse tópico, podemos citar a possibilidade que seu cliente seja atendido 24 hrs por dia.

O que reduz de forma significativa a fila de espera para o dia útil seguinte, uma vez que vários problemas ou informações simples já terão sido resolvidos ou repassadas.

Além disso, gera a possibilidade do seu negócio crescer sem que necessariamente sua equipe cresça tanto para conseguir acompanhar.

Maior retenção e fidelização de clientes

Com seus clientes mais satisfeitos com a uniformidade e agilidade dos atendimentos, a garantia de recompra ou reuso do seu serviço aumenta bastante.

Isso pois, com uma jornada de compra mais tranquila e efetiva, o consumidor terá uma imagem positiva da sua empresa.

O que contribui muito para a retenção e fidelização dos seus clientes. Além disso, demonstra que, caso surjam problemas no pós-venda, tudo será resolvido de maneira facilitada.

Melhoria dos processos e redução de custos

Por fim, vamos ao último tópico, já citado anteriormente mas que merece ser ressaltado.

Com os atendimentos sendo feitos de forma sistêmica e uniforme, é possível que os processos da sua empresa sejam aprimorados, de uma forma geral.

Isso acontece pois com a automatização desse processo, serão gerados dados ricos e importantes para conhecer melhor seu cliente e saber exatamente onde precisa melhorar.

Já deu pra perceber os benefícios que uma boa integração pode fazer a sua empresa né? Venha falar com nossos especialistas e conheça essa e outras integrações ideais para o seu negócio.

este artigo foi útil?
sim, foi ótimo! não, algo estava errado