Muitos aspiram com uma ideia de um milhão de reais, aquele projeto que está no papel e parece ter grande potencial. Mas como descobrir se minha ideia de startup é boa? O conceito de startup trata de uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Elas podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base para suas operações.
Essa ideia de negócio tem como objetivo atender necessidades específicas do mercado gerando valor por quem aceita pagar. Entretanto, existem ideias que solucionam problemas, que não se adequam ao consumidor. Para mitigar riscos, empreendedores são aconselhados a testar suas ideias e soluções antes mesmo de seu desenvolvimento.
A Smart Innovation tem algumas sugestões para apoiá-lo nessa jornada.
Primeiramente, entenda o problema antes de pensar na solução. Ou seja, inicie sua jornada identificando o problema e reconhecendo sua prioridade na vida do consumidor. Ao identificar o problema, o ideal é que a necessidade esteja no topo da lista da persona. Empreendedores de pequenas empresas, por exemplo, podem ter como prioridades gerar mais vendas, contratar um gestor de marketing, terceirizar serviços, otimizar seu posicionamento nas redes sociais.
Se sua intenção é o lançamento de uma ferramenta de gestão de redes sociais, por exemplo, pode ser que você perca espaço para outras prioridades. Talvez seja melhor olhar para empresas que tenham um head de marketing. E caso o problema esteja entre os três mais críticos, pode ser que sua ideia tenha potencial para dar certo.
Quando o problema estiver estruturado, podemos começar a estudar possibilidades de soluções.
Será que essa solução já foi resolvida?
A primeira barreira de várias startups está na concorrência. Existe ideias muito boas, pode ser que o que você pensou já foi colocado em prática. Por um lado, fica difícil se diferenciar, por outro, você tem chance de aprender com os erros do concorrente e criar algo ainda melhor.
Portanto é importante pesquisar soluções existentes, pesquisando no Google, ou se aprofundando bem e pensar como a sua persona. É importante saber como os consumidores resolvem o problema, conversas nessa linha pode ajudá-lo na construção da solução.
Compreender como as empresas concorrentes começaram e escalaram suas soluções é outro ponto importante. Investimentos, como foi seu crescimento no decorrer do tempo, quantos usuários aderiram, são informações fáceis de achar e faz toda a diferença para entender se sua ideia de startup é boa.
Por fim, não deixe de analisar a fundo as empresas escolhidas buscando por pontos em que elas falham. Quem sabe, ao suprir essas falhas, você já não se coloca como alternativa mais viável?
Existe demanda para solução?
Valide sua demanda pela solução antes de iniciar o desenvolvimento, ou seja, antes de começar qualquer rascunho, entre em contato com o potencial consumidor e avalie, a viabilidade do produto.
Descobriu se sua ideia é boa?
Depois que você entendeu o problema, analisou seus concorrentes e validou a solução no mercado, chegou a hora de você tirar o projeto do papel. Comece com a criação de um modelo de negócio, ele pode ajudar a fazer conexões entre a ideia e a viabilidade no mercado, avalie fontes de renda e potenciais parceiros que podem fazer as coisas acontecerem.
Faça isso usando o Canvas, utilize o business model canvas e aplique no seu negócio.