Gestão de Produtos Digitais no Contexto da Transformação Digital
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Gestão de Produtos Digitais no Contexto da Transformação Digital

O momento atual fez com que muitas empresas tivessem que se transformar, e no contexto digital não foi diferente. Forçadamente nos deparamos com a decisão de seguirmos uma nova estratégia de gestão de produtos digitais e com a mudança de cenário na tomada de decisão.

Portanto iniciamos o texto com a seguinte pergunta:

Qual melhor estratégia de gestão de produtos digitais vamos assumir mediante a esse novo cenário?

Para respondermos, é importante entendermos as atuais dores dos nossos clientes por meio de jornadas e até mesmo com pesquisas de mercado. Torna-se imprescindível identificarmos quais os produtos digitais existem no portfólio da empresa, assim como consideráveis restrições para avaliarmos as possibilidades de propósito nesse contexto.

Uma vez validadas as restrições, é importante olharmos para dentro e verificarmos se nosso time tem conhecimentos e condições para ajudar o cliente mesmo em distanciamento social.

Explorar o comportamento do cliente final e quais os produtos digitais ele está priorizando no dia a dia é importante nessa etapa, por exemplo, se o cliente está adotando um comportamento de compra diferente em casa usando aplicativos digitais.

Sendo assim, devemos decidir se o desenvolvimento do produto digital que priorizamos deve continuar no nosso pipeline e se devemos seguir com os investimentos dos projetos atuais. Pois, além de atender nosso cliente final, ao passar esse momento temos que levar em consideração se nosso aplicativo atenderá o novo comportamento destes usuários.

Olhando para o novo objetivo, devemos considerar os riscos e se faz sentido atender a dor daquele cliente, caso optemos por ajudá-lo em sua demanda. Pois se não avaliarmos os riscos desse novo cenário como sustentaremos a nova estratégia? Após definições e validações dos riscos temos que identificar como vamos sustentar essa nova solução no mercado pós crise.

Podemos nos apoiar no uso de técnicas exploratórias e boas práticas de mercado tais como, Design Thinking, Mapeamento de Jornada do Usuário, etc. para melhor entendermos o cenário.

Na abordagem exploratória devemos seguir uma estratégia adaptativa, ou seja, devemos levar em consideração um ótimo profissional de produto para nos auxiliar nas mudanças de cenários, com relação a estratégia que vamos adotar.

A técnica de MVP, mínimo produto viável, pode nos ajudar a validar minimamente nossa hipótese. Pois nesse contexto dinâmico temos que pensar em uma solução enxuta após identificarmos as dores e oportunidades nos clientes, balanceando o novo produto digital a médio e curto prazo.

O MVP nos ajuda a construir, medir e aprender de forma mais dinâmica, pois conseguimos validar a hipótese que decidimos atacar em um menor tempo junto ao nosso cliente , principalmente no contexto do novo mundo. Não se preocupe com o estado da arte, construa meça e aprenda, pois temos que levar em consideração todos os fatores apresentados, além do time de marketing dos nossos clientes.

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