Startup. Das menores às gigantescas, das mais variadas áreas, com toda certeza você saberia citar o nome de uma ou duas startups.
Essas empresas de tecnologia, que vieram para ficar em todos os mercados, no Brasil e em outros países, já deram muito o que falar por aí.
Segundo o SEBRAE/MG “ o Brasil é destaque entre os países da América Latina e já possui mais de 13 mil startups, segundo dados da Startup Base. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking dos estados com o maior número de startups no país.”
Ah, mas antes de mais nada, só para caso você não saiba, nós da Smart somos uma Startup do ramo de desenvolvimento de softwares e transformação digital.
Agora você deve estar pensando: o que diferencia uma startup de uma empresa tradicional? Ou ainda, quero abrir uma startup… o que eu devo fazer?
Calma, já traremos as respostas para essas perguntas.
Toda empresa pode ser uma startup?
Para começo de conversa, uma startup é (de forma bem bem sucinta) caracterizada pela sua base na tecnologia e ainda por ser repetível, escalável e sustentável.
Vendo esse conceito, você já deve estar se perguntando: mas ser digital não é um requisito para uma empresa ser startup? NAAÃO!
Dessa maneira, ao contrário do que muitos pensam, uma startup não precisa ser necessariamente digital, ela só precisa trazer uma solução inovadora e com grandes possibilidades de crescimento.
Agora que já esclarecemos o que efetivamente é uma startup, está na hora de te mostrar algumas dicas para tirar sua ideia do papel e estruturar uma startup de sucesso!
1. Estruture bem a ideia para sua startup
Se você está com planos de montar uma startup, muito provavelmente você já tem a sua ideia inovadora.
Caso ainda não tenha, foque em algum mercado que você tenha contato e sinta alguma necessidade que ele tenha. Alguma dor que algum ponto da cadeia esteja sofrendo com.
Lembrando que pode ser uma solução B2B (Business to business), B2C (Business to consumer), B2B2C (Business to business to consumer) ou ainda B2G (Business to government), dentre outras variações.
Depois de passar pela fase de ter sua ideia brilhante e inovadora, está na hora de estruturá-la.
Para isso, é preciso estruturar seu Modelo de Negócio e verificar dentre outros fatores se sua ideia de empresa é viável. Além disso, deve ser verificado se a sua solução de fato vai trazer o benefício esperado para o seu cliente e se vai encaixar bem no seu mercado de atuação.
E assim, entramos no nosso próximo tópico.
2. Pesquise bem seu mercado de atuação
Lembra que dissemos para tentar focar em um mercado que você já tenha contato ao pensar na sua solução?
Aqui vamos um pouquinho mais além, tente focar ao máximo em mercados que você tenha interesse e goste de estudar sobre.
Isto pois, a partir de agora, você que tem que viver esse mercado com constância, estudar sobre ele e sobre as novidades que surgirem.
E esse é o momento inicial dessa dedicação. Nesse ponto, você deve saber tudo sobre o mercado que você deseja atuar. Seus concorrentes, a forma como o mercado se comporta, quais as necessidades do seu cliente e como ele irá absorver sua solução dentro dos seus hábitos de vida.
Esse ponto é de extrema importância, uma vez que sua empresa irá existir em função de solucionar a dor desse mercado, e nada mais justo que conhecê-lo a fundo, não é mesmo?
3. Elabore um MVP
Estruturada a ideia e com os devidos conhecimentos sobre o mercado que você irá atuar, está na hora de concretizar a sua ideia e tirá-la do papel.
Após vários estudos, você precisa criar um MVP (Minimum Product Viable ou Mínimo Produto Viável). Que como o próprio nome diz é um produto teste com o menor tempo e recurso necessário para dar ao seu cliente uma amostra da sua solução.
Se quiser saber mais sobre MVP é só clicar aqui que temos um texto bem bacana sobre o assunto.
4. Valide sua ideia
Com um MVP criado, está na hora de validar se sua ideia é realmente uma boa ideia.
Assim, tendo o MVP em mãos chegou a hora dos testes com um pequeno grupo de consumidores. Com essa pequena apresentação da sua solução, você conseguirá diversos feedbacks e possíveis melhorias para o seu produto ou serviço.
Um ponto importante aqui: saiba aceitar os feedbacks recebidos!
Às vezes estamos tão apaixonados pela nossa ideia que não conseguimos aceitar que ela não é tudo aquilo que achamos. Para não cometer esse erro, sempre se lembre que o foco é encontrar uma solução inovadora que traga valor para seu cliente.
5. Levante o capital correto
Nesse momento, com a ideia inovadora, validada e com conhecimento de mercado, chega a seguinte pergunta: e o dinheiro?
Então, a primeira alternativa seria usar um dinheiro que você tenha para começar e então ir escalando sua empresa.
Mas caso você não tenha o dinheiro, ou pelo menos não tudo que você precisa, você pode captar esses recursos no mercado com investidores.
Seja com alguém que esteja disposto a entrar com algum conhecimento específico e o dinheiro faltante ou ainda, alguém que queira somente investir mesmo como um investidor-anjo.
Nós sabemos como todo esse processo pode ser difícil, mas a dica que damos é você procurar por programas de aceleração que facilitam esse contato entre novos negócios e investidores.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir diversos temas como esse em nosso blog!