Lean digital é um conceito que concretiza a melhoria contínua
Conceito lean digital elimina desperdícios
Para chegarmos ao lean digital, em primeiro lugar as empresas precisaram se reinventar ao longo dos anos, sobretudo buscando novas formas de estabelecer as suas atividades, para se manterem competitivas no novo mercado. Nesse sentido foi a Toyota, montadora japonesa de veículos, que desenvolveu a metodologia lean que consiste, acima de tudo, em uma reestruturação da empresa, ou seja, em um processo de enxugar a empresa eliminando desperdícios e assim tornando-a mais competitiva. Seja como for, a essência é para que o negócio lucre mais e otimize a utilização dos seus recursos.
Investimentos sem estratégias
Frequentemente, as empresas investem muito em Tecnologia da Informação - TI, mas na maioria das vezes, esses investimentos não estão ligados as necessidades estratégicas, ao mesmo tempo gerando desperdícios, custos, além de vários outros entraves.
Método lean digital atende as expectativas dos clientes
Atualmente o uso da tecnologia digital requer o método lean digital, o qual atua de forma rápida resultando ao cliente uma entrega de qualidade, atendendo de maneira idêntica as suas expectativas.
É bom ressaltar que o lean digital, vem despertando um imenso interesse, depois que novas técnicas e experiências continuam a ser desenvolvidas e compartilhadas, permitindo que sua utilização seja ao mesmo tempo mais rápida e efetiva.
Definitivamente, o conceito lean digital é um diferencial na condução dessas transformações tecnológicas, necessárias para atender as mudanças de mercado. Em suma, o lean digital vem para assumir os pilares do lean tradicional, utilizando as novas possibilidades oferecidas pela tecnologia, resultando, ainda mais, uma continua melhoria.
Lean digital é a melhor forma de conduzir a transformação digital
Em primeiro lugar, a transformação lean digital se deu quando as empresas tiveram que se modernizar através da digitalização em todos os setores. Com o lean digital, tornou-se possível modelar bem como simular situações em vários tipos de cenários como: previsão de falhas, capacidade de realizar operações organizadas e sua execução. Em outras palavras os erros serão corrigidos sem gerar transtornos.
Tudo isso acontece através de softwares de alto desempenho e ainda assim ocorre a implementação de medidas adequadas, extinguindo desperdícios e lentidão. Enfim, os processos tornam-se mais produtivos sendo esse, um dos princípios fundamentais do lean.
Conheça quais são os princípios lean
Valor para o cliente
O primeiro princípio dessa metodologia está relacionado ao valor do seu produto para os clientes. Isso significa, que todos os processos da empresa devem estar de acordo com as necessidades e demandas deste público.
Fluxo de valor
Mais um princípio da metodologia lean, que inclui todas as atividades realizadas na empresa, buscando uma reorganização e para que cada setor, faça-se a criação de valor.
Fluxo contínuo
Caso o fluxo de atividades for frequentemente interrompido, os resultados são prejudicados e ocorre o desperdício de tempo produtivo. Portanto, é necessário garantir um fluxo contínuo de atividades para evitar esse tipo de dano.
Produção puxada
Consiste em apenas iniciar um projeto quando for solicitado pelo cliente. Em outras palavras é uma maneira de evitar o desperdício.
Qualidade
Último princípio da metodologia lean. É fundamental e primordial que se mantenha a perfeição dos produtos e serviços, utilizando o mínimo de recursos necessários para a realização das atividades. Afinal, enxugar processos e recursos não significa perder a qualidade.
Tecnologia digital assegura satisfação do cliente
Antes de mais nada, a transformação lean implica principalmente em assegurar a satisfação do cliente, reforçando o vínculo por meio da tecnologia digital e explorando os inúmeros recursos das redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, entre outros. Então, o lean digital visa explorar todo o potencial das ferramentas digitais em prol do aumento da qualidade do atendimento
Lean digital e suas principais ferramentas
Canvas
Ferramenta normalmente utilizada para planejar um projeto. Trata-se de um diagrama que permite visualizar o valor dos serviços oferecidos aos clientes e ainda favorece a montagem de um fluxo de atividades eficaz.
Kanban
Trata-se de uma ferramenta de organização dos fluxos de atividades. Ao utilizá-la, você visualiza o passo a passo de cada projeto realizado na empresa, identifica gargalos e acompanha o andamento das atividades que estão sendo realizadas.
Software de gestão integrada
Permite em uma única ferramenta, todo o fluxo de atividades dentro da sua empresa, como armazenar dados e analisar indicadores organizacionais, identificando problemas e desperdícios.
Identificação, entrega, qualidade, constância e rapidez
Antes de tudo, essa filosofia conduz a identificar o que é valor para o cliente e entregá-lo no momento em que ele precisa, com alto padrão de qualidade e ainda, de forma constante bem como rápida.
Para que isso seja efetivo, a metodologia lean, conduz a empresa em busca de melhoria contínua em todos os processos de atuação, visando simultaneamente por resultados positivos.
Lean digital e o elemento humano na organização
O desenvolvimento de equipes é estimulado no conceito lean, ao mesmo tempo em que proporciona inovadoras ferramentas e sobretudo, promove o sentimento de pertencimento a organização. A digitalização do lean, significa também uma análise aprofundada com apresentação em tempo real dos conhecidos indicadores chave de desempenho Key Performance Indicator (KPIs) que quantificam a performance da empresa de acordo com seus propósitos.
Lean digital: união entre estratégias, tecnologias e pessoas
O método lean digital faz uma ligação entre as estratégias, tecnologias e pessoas. Por isso, grandes empresas estão adotando o conceito como uma forma de economizar recursos e potencializar os ganhos; além de oferecer mais valor para os clientes com os seus serviços, criando um diferencial competitivo assim como se colocando a frente da concorrência. Por isso, as tecnologias, pessoas, processos e serviços devem funcionar como engates totalmente integradas.
Foi nesse contexto que surgiu a metodologia lean
A sociedade mudou e, com ela, o mercado de consumo. Esse público passou a querer apenas produtos personalizados e acessíveis. Em contrapartida, a concorrência também aumentou e empresas diversas se multiplicaram em todos os países. Portanto, essas são algumas das mudanças sociais e econômicas que levaram as empresas a necessidade de se adaptarem.
De multinacionais a startups
De multinacionais até pequenos negócios e startups precisaram se posicionar no mercado de forma competitiva, criando um diferencial para garantir o sucesso da organização.
A aplicação do lean é para todos os tipos de empresas
Por último, o lean tem o potencial de alavancar excelentes resultados financeiros, a satisfação do consumidor e a velocidade de operação, ou seja, de gerar importantes impactos de negócio em companhias de qualquer setor. Afinal, estamos tratando de uma nova forma de pensar sobre a aplicação de gestão e a capacidade de transformação das empresas, atendendo um novo contexto digital.
Quer entender melhor sobre o assunto? Fale com nossos especialistas!