Minimum Lovable Product (MLP): o que esse conceito traz de novidades?
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Minimum Lovable Product (MLP): o que esse conceito traz de novidades?

Nós já falamos por aqui sobre o conceito de MVP ou Mínimo Produto Viável. Conceito esse que, de forma sucinta, consiste em uma variação compacta de um produto ou solução, feito apenas com os recursos mínimos necessários para que cumpra a função destinada a ele.

Se você não se lembra ou não viu sobre esse assunto, é só clicar aqui.

Agora, se você já deu um pulinho lá e voltou ou já sabe o que é MVP, segue aqui com a gente que vamos te apresentar uma novidade nesse assunto, com o conceito de MLP.

O que é Minimum Lovable Product - MLP?

O MLP ou Mínimo Produto Amável, em tradução literal, segue como base o mesmo propósito de ser uma simplificação para testes do produto final de uma empresa. Porém, esse novo conceito traz uma evolução, o produto passa a ter como foco ser atraente para o cliente e não somente funcional.

Adotando esse novo conceito, o primeiro produto, apesar de ser uma versão teste, tem muito mais chances de ser bem aceito no mercado.

Quais as principais diferenças entre MLP e MVP?

A principal diferença está no foco do desenvolvimento do produto.

O foco do MVP está em testar a viabilidade do produto, da forma mais rápida e pelo menor custo viável.

Já o MLP, apesar de seguir os mesmos conceitos de Lean Startup, tem como foco o cliente se apaixonar por aquela solução, mesmo sendo apenas um produto teste.

Dessa forma, estruturar um Minimum Lovable Product pode demorar mais tempo, além de poder ter um custo maior. Mas em caso de efetiva validação por um grupo de clientes, você terá mais chances de alcançar objetivos maiores no futuro.

Em decorrência disso, podemos dizer que uma outra diferença estaria em um ponto técnico. Para que o MVP esteja concluído em pouco tempo, com baixo custo, há uma tendência em pouco investimento em design.

Assim, não há tanta preocupação em estruturas responsivas ou layout focados em usabilidade.

Ponto esse que não ocorre em um MLP.

Por que estruturar um Minimum Lovable Product? Quais os benefícios?

Agora que já ficou claro o que é um Minimum Lovable Product e as principais diferenças para um MVP, está na hora de entender alguns motivos de benefícios de estruturar um.

Segue com a gente e não tenha mais dúvidas!

Com o pensamento de que o MLP é uma evolução do MVP, fica claro o quanto seu produto pode sair na frente da concorrência ao ser amado por seus possíveis clientes.

Além disso, enumeramos alguns outros benefícios que sua empresa terá ao adotar essa estratégia. São eles:

Criar soluções mais inovadoras

Com o foco em desenvolver um produto amável, sua empresa terá uma segurança maior em apostar em soluções mais inovadoras.

Isto pois, com o mindset e o investimento correto, aquilo que poderia parecer distante, poderá ser desenvolvido e testado com um grupo de clientes selecionados.

Com isso, seu produto ou serviços receberá feedbacks e poderá ser aperfeiçoado antes de entrar no mercado geral.

Fortalecer a conexão entre a empresa e o cliente

Sabia que uma das principais formas de fortalecer a sua marca é intensificando sua conexão com seu cliente?

A força de uma marca no mercado está completamente associada ao quanto seu cliente a incorpora em sua vida e rotina. Então aumentar essa conexão e se fazer lembrado, é de extrema importância para o seu sucesso.

Assim, considerando que já colocará um produto apaixonante para sua persona no mercado, você com certeza aumentará suas chances de aceitação.

Além disso, é importante ressaltar que o fato de sua empresa desenvolver seus produtos e/ou serviços com foco total no consumidor, faz com que as pessoas associem sua marca a essa postura.

Dessa forma, sua empresa será reconhecida por criar soluções inovadoras, com foco na jornada do cliente.

Aumentar sua competitividade no mercado

Esse ponto já foi levantado anteriormente, mas vale ressaltar: criar um produto apaixonante te deixa bem à frente da concorrência!

Além dos feedbacks e do teste de aceitação ditos antes, podemos pontuar também o quanto um produto focado na experiência do cliente pode gerar a fidelização do mesmo.

Dessa maneira, além da ou uso daquele produto em si, sua empresa pode aproveitar essa conexão para oferecer novos serviços, ou ainda, atualizações futuras daquele mesmo já oferecido,

O que é necessário para criar um bom MLP?

Acredito que você já tenha motivos de sobra pra querer fazer um Minimum Lovable Product agora mesmo.

Mas você deve estar se perguntando, o que eu preciso para criar um que seja bom e consiga atrair todos esses benefícios?

Vem com a gente que listamos alguns requisitos para estruturar um bom MLP:

Conhecer bem o usuário do seu futuro produto

Não tem como fazer algo apaixonante se você não conhece direito a pessoa não é mesmo?

Apesar de parecer algo óbvio, ter isso em mente de forma constante te ajudará a chegar no resultado esperado.

Saber como seu produto influenciará na vida do seu cliente

Esse ponto apesar de estar ligado ao ponto anterior mas saber em que a sua solução acrescentará na vida do seu cliente é importantíssimo!

Assim, os responsáveis pelo desenvolvimento do produto devem sempre focar na jornada do cliente e saber o que ele espera com aquela solução.

Com isso, sua empresa poderá entregar não só o que ele espera, mas também um pouquinho a mais. Afinal, quem não gosta de ser surpreendido positivamente?

Saiba como receber feedbacks negativos

Por fim, mas em nada menos importante, quando chegar o momento do teste da versão final saiba como reagir a retornos negativos.

Às vezes nós mesmos estamos tão apaixonados com nossa solução que receber um retorno negativo pode ser não só completamente não esperado, como frustrante né?

Mas calma, tenha em mente que aquela solução deve ser incrível para o seu cliente e não para você.

Entenda que esse é o momento dos erros e críticas, para que o produto possa realmente ser testado e aperfeiçoado.

Então, mais que qualquer coisa, escute seu cliente (de verdade) e saiba desapegar e reinventar aquilo que possa não ter dado tão certo.

Apesar de ser um tema ainda pouco explorado aqui no Brasil, é algo completamente encantador e sabemos que a vontade de desenvolver um MLP deve estar enorme agora!

Ficou com alguma dúvida sobre o tema ou quer saber como a Smart pode te ajudar a estruturar o seu? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!

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