O Design Sprint criado pelo Google é um framework de inovação, difundido no Google Ventures. Eles selecionam startups no mundo inteiro, com intuito de fazer sprints de inovação. Segundo Cordell Ratzlaff "um ótimo design acontece dentro de restrições, e essas restrições são boas porque ajudam a manter o foco, pois em situações de pressão as pessoas tendem a colaborar mais, dividir as tarefas devido ao pouco tempo".
O Design Sprint são sprints entre 2 a 5 dias, sendo recomendado 5 dias, difundido das práticas do Design Thinking e do Ágil, trazendo o sprint do Scrum e pesquisa de usuário do Design Thinking por exemplo. A partir dessa junção foi criado um framework próprio para fazer inovação.
A ideia é que nesses cinco dias seja possível fazer a pesquisa de usuário, análise de mercado, análise de ideias, brainstorming, decidir as melhores ideias, gerar um protótipo e testar com o usuário.
Através do Lean, o Google está criando um atalho entre ter a ideia e aprender com a ideia. Sem que seja necessário construir, lançar, e esperar o feedback do usuário, conforme imagem abaixo, isso é possível porque conseguimos em cinco dias testar com o usuário o novo produto de inovação.
O Sprint Master é um papel importante nesse processo, ele trabalha geralmente mais tempo do que a sprint normal, em torno de 20 dias, isso para que os cinco dias estejam prontos. Ele reúne todas as ideias que seriam interessantes de serem trabalhadas na semana, convoca o time, reserva as salas, e agenda com os usuários e stakeholders as entrevistas, organizando o processo que viabiliza a sprint.
Ele é o facilitador de todo o processo, o líder do time que tem conhecimentos profundos no processo de design e não tem receios de mudanças de seu time na colaboração e nos ganhos rápidos, desenhando as mudanças, unindo o time nesse fluxo, os guiando em todos os estágios do processo.
O Design Sprint consiste de 5 etapas, conforme imagem abaixo.
No primeiro dia da sprint Unpack, seu time irá expor tudo o que eles sabem sobre a ideia. No segundo dia Sketch, todos rabiscaram as ideias no papel, as pessoas vão trabalhar individualmente colocando as soluções para aquele problema/ideia no papel. No terceiro Decide, todos terão pelo menos uma dúzia de ideias para escolherem, o objetivo deste dia é simplesmente filtrar as ideias, refiná-las, e no fim do dia escolher uma única ideia que vocês irão prototipar.
No quarto dia Prototype a ideia é montar um protótipo daquela ideia até o fim do dia. No quinto dia Test, é dia de mostrar os protótipos para os potenciais usuários do produto, em sessões individuais. O produto é apresentado para o usuário, ele interage com algumas telas e vai dando feedback em tempo real sobre o que gosta e o que não gosta.
Nas primeiras vezes não conseguiremos fazer muitas coisas boas, pois esse processo requer um aprendizado, o Google por exemplo, executou mais de 400 sprints, para entender o processo e quem quer trazer inovação para empresa tem essa ferramenta que é rápida para trazer um feedback.