O e-commerce nasceu com o surgimento da internet, facilitando todo o processo de compra e venda on-line.
Inicialmente, apenas pequenos produtos eram vendidos via e-commerce, como livros, CDs e DVDs.
Porém com o avanço da plataforma, até mesmo os produtos mais caros do mundo são negociados por meio do comércio eletrônico, como carros, aviões e diversos outros produtos de luxo.
Apesar de amplamente utilizado, você sabe o conceito real desse termo?
O que é um e-commerce?
O e-commerce é um modelo de comércio que utiliza plataformas eletrônicas, como smartphones, tablets e computadores.
Seu principal objetivo é possibilitar a comercialização de todo tipo de bens e serviços por meio de dispositivos eletrônicos.
Benefícios
Saiba quais são os benefícios que um e-commerce pode trazer ao seu negócio
Atualmente é muito fácil vender produtos online.
Para isso, basta se cadastrar em uma plataforma de construção de sites e escolher uma opção de template que permita a configuração de um comércio eletrônico (e-commerce).
Um dos maiores benefícios de se ter um e-commerce é a facilidade de poder utilizá-lo a partir da sua própria casa. Montar uma loja pode ser simples e rápido. A agilidade desde a idealização até a execução é grande. Quando a loja está no ar, ela funciona ininterruptamente todos os dias da semana.
Antes de existir a internet, começar um negócio próprio era algo muito caro. Exigia pesquisa, alto risco e um grande investimento. Hoje em dia, donos de negócios de e-commerce conseguem comprar um domínio e uma hospedagem de site por um valor muito baixo.
Entretanto, um dos grandes desafios do e-commerce é a grande concorrência. Existem milhares de outros sites que competem pelo mesmo público, no mesmo nicho, vendendo os mesmos produtos. Um novo negócio, grande ou pequeno, pode enfrentar desafios para conquistar uma parte do mercado.
Com o aumento das vendas online e a expansão de canais de comércio têm incentivado lojistas a montar um e-commerce.
Uma loja virtual pode oferecer diversos benefícios para o seu negócio tais como:
- Mais praticidade aos clientes
- Facilidade na criação de anúncios
- Acompanhamento de resultados do negócio
- Facilidade de monitoramento dos consumidores
- Integração com outros canais
- Sem limitações geográficas
- Informações mais detalhadas sobre o produto
- Atendimento personalizado
- Melhor experiência para o consumidor
Plataformas
Conheça mais sobre as plataformas disponíveis
Existem diferentes tipos de plataforma de e-commerce no mercado.
Venha conhecer algumas delas:
Plataforma alugada
Modalidade mais escolhida por quem quer vender online.
Você pode adquirir uma assinatura a partir de um plano mensal, possibilitando ao gestor recursos desde a inclusão de produtos e serviços até a escolha por meios de pagamento e entrega, sendo uma ótima alternativa para pequenas e médias empresas.
Plataforma open source
Geralmente gratuita e customizável.
Porém exige conhecimento prévio pelo gestor do e-commerce.
Marketplace
É uma plataforma que reúne diversos vendedores de diferentes segmentos, tendo uma estrutura semelhante a de um shopping virtual.
A principal vantagem é que o próprio marketplace é responsável pela ferramenta e pela atração do público. Porém, para participar o vendedor deve pagar um percentual sobre as vendas.
Plataforma própria
Construída do zero, a partir das especificações do cliente.
A grande vantagem dessa modalidade é a alta personalização conforme as necessidades do seu negócio. De layout a variação de formas de pagamento, tudo pode ser estruturado de modo a oferecer o seu produto ou solução com a melhor experiência para seu cliente.
Assim, integrações com os gateways de pagamento, fretes, ERP ou até mesmo CRM são facilmente realizadas sempre com foco no crescimento da sua empresa.
Independente do modelo de e-commerce que sua empresa escolher, estamos no momento ideal para a aquisição de uma plataforma de vendas online e a Smart Innovation pode ajudá-lo nessa jornada.