Redesign é o processo que envolve redesenhar a aplicação para corrigir problemas e é uma alternativa para produtos com problemas de usabilidade.
Existem diferentes técnicas para avaliar a usabilidade e redesenhar uma aplicação.
Mas vamos começar do início, você sabe em que consiste essa técnica?
O que é o redesign de aplicações?
O redesign de interface consiste em pegar uma interface já existente e apresentar melhorias. Essas melhorias podem se limitar a ajuste de cores, tipografia e ajustes visuais ou podem ser mais estruturais e se aplicarem a usabilidade da interface em si.
Dessa forma, o céu é o limite quando falamos de redesign de interfaces, uma vez que as possibilidades são infinitas.
O que vai orientar o que deve ser feito serão as metas do projeto, bem como o que a marca em questão quer transmitir a seu usuário.
A importância do redesign
Você deve estar se perguntando: será que devo realmente designar esforços para melhorar algo que, em tese, já está pronto?
A resposta para sua pergunta é um sim convicto!
No contexto em que estamos vivendo, se sua empresa não se preocupar em oferecer uma experiência memorável a seu usuário, com certeza seu concorrente irá.
Dessa forma, por melhor que possa vir a ser seu produto ou serviço, se sua experiência for ruim, você pode não só perder um cliente mas deixar de ganhar inúmeros outros.
Assim, a atualização da sua interface se torna uma forte estratégia para acelerar ainda mais seu negócio.
Dentre seus benefícios podemos citar:
- Melhor utilidade
- Melhor eficiência e produtividade
- Tempo de aprendizado reduzido
- Usabilidade melhorada
- Maior aceitação dos usuários
Qual o melhor momento para a atualização?
O redesign de uma interface geralmente ocorre uma vez que ela foi testada com usuários ou exposta a especialistas para uma avaliação.
Mas o que deve ser levado em consideração para tomar essa decisão?
Separamos algumas perguntas abaixo para te ajudar a decidir se é o momento da sua interface receber uma repaginada.
Pense no seu negócio e responda com a gente:
- O layout da sua interface traz uma aparência de desatualizado?
- Sua interface é responsiva? Ou seja, se adapta a dispositivos móveis?
- A experiência do usuário até o caminho final desejado é confusa?
- Seus concorrentes parecem mais novos ou mais modernos que você?
Se alguma ou várias respostas as essas perguntas foi um sim, então esse é o momento certo para apostar nessa estratégia.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como sua interface pode melhorar?
Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!