Muitas pessoas e empresas estão preferindo a recorrência como forma de consumir os produtos e serviços.
Mas qual é o conceito de recorrência?
O que é recorrência?
A economia de recorrência trata-se de uma modalidade de venda por assinatura, plano ou mensalidade de produtos e serviços.A economia de recorrência trata-se de uma modalidade de venda por assinatura, plano ou mensalidade de produtos e serviços. Estas cobranças recorrentes acontecem de forma automática, seja por boleto bancário, cartão de crédito ou débito automático. No Brasil, o meio preferido ainda é o boleto para o mercado B2B (empresas), e o cartão para as pessoas físicas.
Muitas empresas transformaram seus negócios a partir da adoção da prática de recorrência.
Antigamente, costumávamos ver este tipo de cobrança em serviços de TV por assinatura, jornais e telefonia.
Nos dias de hoje, a recorrência tem sido adotada como prática em serviços de streaming de vídeo como Netflix e Prime Video, música como Spotify e Deezer ou mesmo na entrega de produtos como vinhos, carnes e cervejas.
Essas empresas estão passando de um modelo de CAPEX onde adquiriam por exemplo a licença de um software em definitivo gastando grandes quantias, para um modelo de OPEX, onde passam a pagar por uma assinatura dando o direito de uso enquanto necessário, isso traz mais transparência na relação entre as empresas e os usuários.
Prepare sua empresa para a recorrência
Para que sua empresa esteja preparada, você deve se atentar aos seguintes pontos:
- Logística: oferecer serviços por assinatura requer um planejamento da região geográfica em que pretende atuar. Caso seja um produto físico é preciso levar em consideração a logística para entrega.
- Internacionalização: idiomas disponíveis no site, tributação para transações internacionais e moedas em que o produto será ofertado.
- Experiência do usuário: mais do que oferecer produtos e serviços pela internet, sua empresa deve estar preparada para oferecer a melhor experiência aos seus usuários. Esta abordagem tem sido cada vez mais importante num mundo conectado em que a fidelização do cliente é imprescindível.
- Obrigações legais: legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil e GDPR (General Data Protection Regulation) na Europa exigem que os serviços ofertados estejam em conformidade com as legislações vigentes evitando maiores prejuízos às empresas.
- Infraestrutura: utilizar a infraestrutura de um provedor de nuvem é uma excelente opção para plataformas de recorrência, pois, permitem às empresas consumirem mais ou menos recursos conforme suas demandas.
Benefícios da recorrência
A aquisição de novos clientes pode acontecer a partir de promoções e ações de marketing, principalmente o marketing digital.
Cada vez mais as empresas precisam se mostrar nos meios digitais não só para alcançar um público maior, mas o público certo que consumirá seus produtos e serviços.
Com isso, podemos citar os seguintes benefícios da utilização da recorrência:
- Entrada constante de recursos originados das assinaturas;
- Quando se trata de recorrência no formato digital não há limitação geográfica.
- As cobranças são automáticas, minimizando a necessidade de grandes equipes para administrar o faturamento da sua empresa.
- Seus clientes passam a ser "clientes fiéis" consumindo seus produtos mensalmente com baixa inadimplência, já que a disponibilidade será apenas enquanto os pagamentos forem realizados com sucesso.
Principais desafios
Com tudo que vimos, escolher uma empresa que te ajude na implantação correta da recorrência para os seus produtos e serviços é extremamente importante. Segurança, disponibilidade, escalabilidade, são apenas alguns dos pontos a serem considerados no projeto.
Dessa forma, a implementação correta do gateway de pagamento para o seu sistema de recorrência é crucial para o seu negócio.
Atualmente, eles oferecem muitos recursos que podem ser explorados não necessitando de uma estrutura complexa do seu lado. Eles permitem por exemplo a retentativa offline, ou seja, a retentativa da cobrança no cartão em períodos pré-definidos caso não seja possível debitar na data agendada ou o card update, atualização automática dos dados do cartão do seu cliente em caso de substituição.
Isso são só algumas das funcionalidades que podem aumentar sua taxa de conversão.
A Smart Innovation com sua experiência em projetos de recorrência pode ajudá-lo não só na concepção de novos produtos e serviços mas também adaptando os já existentes para o modelo de recorrência.
Vamos transformar sua empresa? Entre em contato com a gente agora mesmo!